Conheça 10 maneiras de usar a batata no seu dia-a-dia, são dez dicas praticas de como a batata pode ser útil na vida doméstica, matéria tirada da revista "Máxima" de julho de 2002, acompanhe.
1 – Chega de lágrimas – Está na hora de cortar cebola e o chororô vai começar… A menos que você apele para este truque: espete uma batata crua e descascada na ponta da faca que será usada.
Mantenha‑a no utensílio até terminar a tarefa. Por que funciona?
A batata absorve os gases liberados pela cebola que fazem a gente
lacrimejar.
2 – Maionese a salvo – Para evitar que o molho caseiro desande, misture nele um pedacinho bem amassado de batata cozida. O amido presente no tubérculo dará consistência ao creme. Calcule uma colher rasa (sobremesa) para cada porção de 200g.
3 – Xi, o feijão queimou… – Não, não jogue nada fora! Para deixá‑lo sem nenhum gostinho de queimado, troque‑ 0 de panela – sem raspar o fundo – acrescente água fria e duas batatas cruas grandes inteiras, com casca e bem lavadas. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até engrossar o caldo. Como num passe de mágica a batata absorverá o gosto de queimado!
4 – Agora o feijão ficou salgado demais? – Sem problemas, mantenha a calma. Basta colocar na panela duas ou três batatas cruas descascadas (inteiras ou cortadas em rodelas grossas)
5 – Pão caseiro fofinho – É fácil garantir maciez ao pãozinho: junte à massa uma batata cozida, fria ou morna, passada no espremedor. Esse tubérculo gera reações químicas que aumentam a produção de gás carbônico, deixando a guloseima mais leve e fofa.
6 – Manter o pão Sempre fresquinho – Para o pão francês ficar crocante por mais tempo, faça assim: lave uma batata crua com casca,enxugue‑a e coloque‑a inteira junto com o pão –dentro da lata, do cesto, do saco plástico ou de onde quer que você costume guardá‑lo. Ela absorve a umidade do ar e, por isso, mantém o alimento fresco.
7 – Menos enxaqueca – A batata não cura dor de cabeça, mas algumas rodelas na testa podem, sim, aliviá‑la. Isso porque a nossa pele é mais quente que a batata e o choque térmico provoca contrações dos vasos sanguíneos, que ficam dilatados com a enxaqueca. Resultado: o mal estar diminui muito.
8 – Ralador de queijo limpo – Fala sério: lavar esse utensílio é uma missão trabalhosa. A esponja gruda nos buraquinhos do ralador e não consegue remover a gordura do alimento. Resolva esse problema passando antes uma batata crua sobre ele.
9 – Alívio para queimaduras – Depois de descascar algumas batatas, passe‑as no ralador bem fininho e amasse até formar uma pasta parecida coma consistência de pomada. Aplique a mistura sobre a área queimada e coloque um pano por cima. É incrível: a dor desaparece em segundos! Novamente o herói é o amido presente na batata, que ajuda a amenizar o sintoma. Assim que a sensação de dor voltar, reaplique a pasta na pele.
10 – Carimbos batatais – Quer divertir a garotada? Então corte algumas batatas pela metade e modelo figuras nas superfícies: vale estrela, formas geométricas, flor, carrinho… Deixe as figuras salientes. Depois é só pressioná‑las numa almofadinha com tinta de carimbo e começar a brincadeira!
0 Comentários